Com novos desafios para equipe de mecânicos agrícolas e jurados reality show estreia 16 de outubro no canal da Massey Ferguson Brasil no YouTube. Seis mecânicos, divididos em duplas, disputam o prêmio de melhor do Brasil

Outubro de 2025 – Neste mês, 16 de outubro, acontece a terceira temporada do Master Mechanic Brasil, uma das principais iniciativas do setor agro voltadas à valorização e qualificação dos mecânicos agrícolas. Realizado pela Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, o reality show de competição entre mecânicos e destaca a importância da qualificação no campo para a operação de máquinas cada vez mais tecnológicas e conectadas.

Novamente este ano, o desafio terá no corpo de jurados Sandra Nalli, fundadora da Escola do Mecânico, negócio de impacto social, que oferece formação e empregabilidade em mecânica em todo Brasil. Além dela, a banca é formada por José Fernando Schlosser, professor titular do Departamento de Engenharia Rural e diretor do Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Santa Maria e Adriano Sontag, do time de serviços AGCO.

Na visão de Sandra, “o Master Mechanic traz visibilidade a uma profissão tão bonita, que é o ofício da mecânica. Muitas vezes, as novas gerações não possuem tanto interesse por essa carreira e o projeto vem justamente trazer à tona essa paixão, demonstrando que o mecânico é um profissional essencial e que ajuda a movimentar o nosso país. Além disso, apresenta ao público toda a complexidade e os desafios diários da profissão”, afirma.

A nova edição terá três episódios exibidos nos dias 16, 23 e 30 de outubro no canal da Massey Ferguson Brasil no YouTube. A competição reúne seis mecânicos da rede de concessionárias Massey Ferguson, selecionados entre os melhores profissionais do Brasil. Nesta edição, os participantes são dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Ao final dos desafios, a dupla vencedora receberá R$ 50 mil e um troféu exclusivo.

“O Master Mechanic reforça o nosso compromisso com a formação técnica no campo e com a valorização dos profissionais que garantem a eficiência das máquinas agrícolas. Acreditamos que reconhecer essas competências é essencial para impulsionar a produtividade e preparar o agro para os desafios de um cenário cada vez mais tecnológico”, afirma Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul.

O destaque desta temporada é o pulverizador MF 500R, um dos equipamentos mais tecnológicos da marca e fundamental para garantir aplicações sustentáveis e precisas. Os mecânicos enfrentarão situações reais de campo e precisarão realizar diagnósticos técnicos precisos, simulando o que ocorre no dia a dia da mecanização agrícolas. Serão avaliadas a capacidade de interpretação técnica e resolução de problemas, competências cada vez mais presentes na rotina de quem trabalha com máquinas e tecnologias agrícolas.

José Fernando Schlosser, presente nas três edições, destaca a evolução do projeto: “Viemos crescendo desde a primeira temporada. Agora, na terceira, mostramos a complexidade dos equipamentos e como os mecânicos estão cada vez mais preparados. É também uma oportunidade de apresentar máquinas com alta tecnologia e de reforçar a importância de encontrar mão de obra qualificada, algo cada vez mais desafiador já que os equipamentos evoluem rapidamente e nem sempre há profissionais preparados para operá-los”, pontua.

Estreando como jurado, Adriano Sontag, com mais de 20 anos de experiência em equipamentos da marca, reforça a importância do projeto. “O Master Mechanic fortalece o nosso ponto focal, que é o mecânico. Mostra o quanto eles se preparam para chegar até aqui e que existe um processo contínuo de evolução, treinamento e diagnóstico. É a valorização da nossa principal ferramenta do dia a dia: o técnico de campo”, destaca.

A competição será comandada pela jornalista Marcela Rafael, com ampla experiência no jornalismo esportivo. “É emocionante ver ideias ganhando vida e perceber que, juntos, conseguimos criar algo especial. A oportunidade de apresentar o Master Mechanic me mostra mais uma vez o quanto trabalhar em equipe e ao lado de amigos transforma tudo em algo grandioso. Sou grata por conhecer tantos profissionais que se entregam ao trabalho em busca da excelência. E conseguem”, diz.

Produtor rural e influenciador digital, Fernando Viana será o coapresentador do programa. Por lidar diariamente com máquinas agrícolas, ele ressalta a importância do reality para valorizar quem está por trás da produtividade no agro. “É um programa 100% voltado para o mecânico e, nesta terceira edição, a história desses profissionais está sendo contada de forma ainda mais completa. O mecânico precisa ser o protagonista, porque é ele quem garante que tudo funcione lá na ponta. Se não houver valorização, o ciclo se quebra e, sem mecânico, a máquina para”, conclui.

Sobre a Escola do Mecânico

Fundada em 2011, é um negócio de impacto social, que oferece formação e empregabilidade em mecânica em todo Brasil, e já passaram pela formação da escola cerca de 120 mil alunos. Nasceu com a missão de formar profissionais qualificados para o mercado de reparação automotiva, gerando impacto social e renda. Hoje, é referência na qualificação de milhares de mecânicos disputados no mercado de trabalho, nas áreas de Linha Leve, Pesada e Motocicletas. 

Com sede em Campinas, interior de SP, conta com 45 unidades entre rede própria e franquias espalhadas em dez Estados brasileiros (São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais e Paraná).  Desenvolveu o aplicativo “Emprega Mecânico”, gratuito, que conecta alunos formados e o mercado de trabalho.  A escola recebeu investimento da Yunus Corporate, conhecido como banco de microcrédito e dos negócios sociais, que aportou R$ 1 milhão – uma das poucas companhias fundadas por uma mulher a ser selecionado para receber o investimento.